sábado, 6 de outubro de 2012

Magic Portals: Jogo Brasileiro para Android

O campo de desenvolvimento de aplicativos e jogos no Brasil é ainda incipiente e pequeno, mas isto não quer dizer, claro, que não saia coisa boa daqui. Um exemplo disso é o Magic Portals, um jogo para Android legitimamente tupiniquim e de excelente jogabilidade. Imagine uma versão móvel e mais adaptada a telas pequenas do game Portal. Esse aqui não tem GLaDOS e nem 3D, mas tem uma jogabilidade incrível e, mesmo mais simples que o game da Valve, não perde em dificuldade.


Já falamos aqui antes sobre jogos brasileiros, como o Luan Full Speed Ahead, que também não peca em qualidade. Um ponto a se elogiar aqui no Magic Portals são os excelentes gráficos, que tem uns jogos de luz e sombra perfeitos, e a trilha sonora fantástica e bem característica de cenários medievais.
O jogo junta elementos de arcades em 2D com quebra-cabeças desafiadores, fazendo com que você pense mais para passar de nível, aumentando de dificuldade gradualmente. O objetivo é pegar todos os diamantes em cena usando o menor número de portais possível, o que vai se tornando cada vez mais difícil ao decorrer do jogo.
Nele, você precisa dos portais para tudo. Só dá pra mover seu personagem pra esquerda ou pra direita; não há opções de pular e abaixar, tendo tudo isso que ser feito com os portais que o jogador abre. Você também pode transportar qualquer elemento da cena pra outro lugar, abrindo passagem e matando inimigos para concluir cada fase.

Além de ser um jogo maneiro e gratuito, ele foi criado usando uma engine também brasileira e que é open-source: a Ethanon Engine. O game foi desenvolvido pela Asantee Games, um estúdio sul-mato-grossense que também criou o viciante Bee Avenger.
Se você está se perguntando por que, embora brasileiro, o jogo está totalmente em inglês, a resposta é simples: mercado. Principalmente por ter uma versão paga, o jogo deve atender o mercado internacional se quiser lucrar mais. Logo, colocá-lo em português afastaria consumidores estrangeiros, e traduzí-lo a esta altura do campeonato é custoso e ineficiente, já que, como disse o autor, apenas 5% dos jogadores são brasileiros.
Se você quiser curtir as mais de 90 fases do jogo com esses efeitos fantásticos de luz e sombra criados pela Ethanon Engine, nem é preciso pagar caro. Aliás, nem é preciso pagar: uma versão gratuita está disponível com ads; para retirá-los basta comprá-lo por R$2,00 (contribuindo assim com o mercado nacional de games).

  • Baixe na Play Store: Gratuito | Premium (US$0,99)
  • 100.000+ downloads
  • Nota: 4,6 de 5 (1.500 avaliações)

Nenhum comentário: